Álcool ou Gasolina? Cálculo de Combustível

Você esta a juntar aquele dinheirinho todo santo mês com o intuito de comprar aquele carro dos seus sonhos, mas esta na dúvida por qual modelo optar?

Constantemente faz a típica pergunta:

“Vale mais a penas adquirir um carro movido a álcool ou gasolina?”. 

Por tanto, além desse importantíssimo cálculo, vale a pena tecermos alguns comentários relevantes sobre o tema.

Nesse caso, dividimos o presente artigo da seguinte forma:

Álcool ou Gasolina? Qual dos dois Vale Mais a Pena em Longo Prazo?

Essa ainda é uma dúvida muito frequente na mente daqueles que estão prestes a comprar um veículo, ou seja, qual o tipo de combustível mais vantajoso em termos de desempenho, desgaste das peças e economia?

Primeiramente, em termos de autonomia, o veículo movido a gasolina tem uma vantagem aproximada de cinco por cento em relação ao movido a álcool.

No quesito desgaste das peças, a princípio não há uma diferença significativa entre um ou outro, para esse critério especificamente tanto faz.

Por fim, quanto à economia, isso é extremamente relativo, porque depende de uma série de fatores importantíssimos, tais como: a safra de cana de açúcar daquele mês, o valor do barril do petróleo, o preço cobrado pelas distribuidoras, etc.

Como Calcular o Consumo de Álcool ou Gasolina

Muitos acham que esse tipo de cálculo é um verdadeiro monstro de sete cabeças, o que não é verdade como vamos poder comprovar agora!

Segundo a ANP, Agência Nacional de Petróleo, o cálculo do consumo do combustível pode ser feito da seguinte maneira:

Vá até o posto de gasolina de sua preferência, verifique sempre o valor da gasolina, e multiplique esse número pelo valor constante de zero vírgula sete.

Assim, se o valor obtido nessa operação for maior que o preço do álcool naquele posto, então é mais vantajoso abastecer com o álcool.

Mas se esse valor for inferior ao preço do álcool nesse mesmo posto, então é preferível que abasteça seu veículo com gasolina.

Exemplo prático:

Hoje mesmo fui abastecer meu carro num posto famoso e movimentado aqui da minha cidade, lá o valor da gasolina estava em 4,138 reais o litro, enquanto que o valor do álcool estava a 3,590 reais o litro.

Qual será o combustível mais vantajoso para o meu carro flex?

De acordo com o que acabamos de aprender, basta pegar o valor da gasolina e multiplicar por 0.7 , ou seja, no caso apresentado encontramos o valor de 2,896.

Como 2,896 é um valor menor que 3,590, então é mais vantajoso que eu abasteça meu carro com gasolina!

Dúvidas Frequentes

É verdade que se utilizarmos sempre que possível a marcha mais alta estaremos economizando combustível?

Sim! Seja a álcool ou gasolina, o carro irá economizar mais combustível mantendo uma rotação alta!

Em termos de consumo é melhor acelerar e frear o tempo inteiro ou procurar manter uma aceleração constante?

Seja no carro álcool ou naquele movido à gasolina, o melhor a fazer para economizar combustível é manter sempre que possível a aceleração constante.

O consumo de combustível é diferente entre veículos movidos a álcool ou gasolina, quanto à utilização do ar condicionado?

Não! O consumo de ambos é exatamente igual! O que vai variar é a temperatura ambiente, o isolamento interno e outros tantos fatores, mas nunca o tipo de combustível.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber qual escolher, álcool ou gasolina e como fazer o cálculo de combustível para saber isso?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *