Calculadora Menstrual [Como Prevenir Imprevistos]

Você, mulher, que é precavida e cuidadosa com os assuntos do próprio corpo já ouviu falar em calculadora menstrual?

Sabe para o que ela serve e como ela pode lhe ajudar a ter uma vida mais planejada perante o ciclo menstrual que ocorre todo mês? Muitas vezes acompanhada de dores e cólicas insuportáveis.

Alguém já lhe falou sobre isso e como tal calculadora pode facilitar e muito sua vida e de todas as mulheres de uma maneira geral?

Continue lendo o artigo e saiba tudo em detalhes!

Apesar de não ser cem por cento precisa, pois podem existir disfunções no organismo da mulher que alterem esse ciclo tais como:

  • Distúrbios hormonais;
  • Crise de ansiedade;
  • Transtornos de pânico;
  • Etc…;

A calculadora é um método muito eficaz e que vem sendo usado cada vez mais pelas mulheres independentes, práticas e que querem poder ter um controle desse período menstrual, podendo assim planejar melhor passeios, festas, questões de trabalho, a praia naquele final de semana especial, etc.

Entendendo o Ciclo Menstrual

Com duração média entre três a oito dias, o período de sangramento da mulher ocorre apenas uma vez ao mês e não deve ser confundido com o ciclo menstrual, pois se trata apenas de uma das fases dele. Mas infelizmente, muitas mulheres ainda hoje fazem esse tipo de confusão.

Na maioria das mulheres, pois como já falamos acima algumas podem ter tempos diferentes, tal ciclo dura de vinte e cinco a trinta e cinco dias, onde a contagem deve ser feita sempre a partir do primeiro dia de sangramento. Por isso é muito importante que a mulher observe seu corpo e mantenha uma rígida higiene pessoal. Observando assim qualquer alteração que perceba!

Vale lembrar também que ciclos muito diferentes do exposto acima ocorrendo frequentemente, devem ser observados, pois podem estar relacionados com algum tipo de problema. Consulte um médico ginecologista para maiores informações.

A Calculadora Menstrual

Também conhecida por calculadora da ovulação, o método que será exposto aqui no artigo serve apenas como um parâmetro para a mulher que deseja interpretar melhor seu corpo, tirando vantagens dessas informações, tais como:

  • Uso de roupas mais justas e claras;
  • Passeios mais longos;
  • Períodos férteis;
  • Etc…

Inicialmente recomendamos que toda mulher deve ter previamente os dados do seu próprio ciclo menstrual anotados, pois são fundamentais não apenas para a calculadora menstrual, mas também à título de planejamento o consultas futuras.

Pegue um calendário, deixe-o consigo, e faça marcações no mesmo para que nunca se perca: dia em que o sangramento iniciou, dia em que o sangramento parou, total de dias em sangramento, etc.

Vamos a ela?

A primeira coisa a fazer é consultar suas anotações e verificar quando ocorreu o seu último ciclo menstrual, e ali observar a data exata do último dia de menstruação.

Depois, com base nas suas anotações passadas (por isso a importância de anotar tudo o que acontece referente à sua menstruação), ver em média quantos dias dura o seu ciclo. Como falamos no início do artigo, em geral de vinte e cinco a trinta e cinco dias.

Supondo que a mulher tenha começado a ovular no primeiro dia do mês de maio, então, como dissemos no início do presente artigo que o sangramento dura em média de três a oito dias, podemos considerar que seu período fértil será aproximadamente entre os dias sete a quatorze de maio.

Devendo a mulher evitar relações dois dias antes, durante e dois dias após o término desse período, ou seja, no caso, a partir do dia em que iniciou o sangramento, dia primeiro, até o dia dezasseis de maio.

Portanto, o período que vai do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da menstruação seguinte é chamado de ciclo menstrual

Dessa forma, utilizando o exemplo que usamos da mulher que teve o primeiro sangramento menstrual no dia primeiro de maio, se seu ciclo for regular e de vinte oito dias, então seu novo ciclo começará dia vinte e nove de maio, dentro ainda do mesmo mês!

A Calculadora Menstrual Pode Apresentar Falhas?

Sim a calculadora menstrual pode falhar, pois quando a mulher é submetida a stress, sustos muito grandes, ansiedade excessiva e outros tantos problemas emocionais, é comum que a menstruação adiante ou atrase.

Contudo, se essa variação persistir, recomendamos que busque orientação junto a um médico ginecologista.

E então, já ficou a saber mais sobre a calculadora menstrual e como calcular os seus ciclos?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *