Cálculo Consumo de Combustível Para Viagem

Quando estamos a planejar aquela viagem maravilhosa em família ou com os amigos e estamos prestes a encarar a estrada com o nosso carro, é essencial que pensemos com antecedência no cálculo de consumo combustível para viagem, afinal já imaginou a frustração de todos os ocupantes largados no meio do caminho por conta de uma pane seca?

Para evitar esse tipo de problema é que esse artigo irá informar hoje o cálculo de consumo de combustível para viagem!

Assim, você e os seus poderão ter uma viagem tranquila, sossegada e, principalmente, planejada.

Para isso dividimos o assunto da seguinte maneira:

Cálculo de Consumo de Combustível para Viagem

Obviamente, o consumo de combustível do seu carro para uma viagem se dará em função de vários motivos, a começar pelo tipo de combustível que você usa.

Hoje, muitas pessoas optam por fazerem uma conversão nos seus carros para então usarem o gás natural veicular, pois seu custo é bem menor que os combustíveis tradicionais. Tanto que as frotas de taxi no país rodam basicamente com o esse gás.

Assim, o metro cúbico de gás a ser consumido irá fatalmente depender da potência de cada modelo de carro. Para esses o cálculo é bem mais complicado.

No entanto, a grande maioria dos brasileiros utiliza álcool ou gasolina em seus veículos, e para esses temos um cálculo sob medida para que possam planejar a viagem com tranqüilidade.

Primeiramente você deve saber quanto quilômetros seu carro faz com um litro do combustível, seja álcool ou gasolina.

Em seguida, você deve pegar esse valor e multiplicar pela quantidade de litros que pretende colocar no veículo. O resultado será a quantidade máxima de quilômetros que esse carro poderá percorrer, ou seja, a sua autonomia.

Preparando a Viagem: Gastos Extras além do Próprio Combustível

Infelizmente quando pensamos em fazer uma viagem, o combustível é apenas um dos fatores que devemos levar em conta. Existem vários gastos extras que precisam ser contabilizados até para que você saiba que tipo de combustível poderá colocar no carro quando chegar ao posto de gasolina: comum, aditivada, etc.

Sendo assim, você deve pensar:

  • Nos pedágios que encontrará ao longo do caminho, sendo que alguns possuem preços diferenciados para dia de semana e finais de semana.
  • Na depreciação do próprio veículo: pois para uma viagem, principalmente se for longa, você deverá checar os pneus, o óleo, etc.
  • Gastos com alimentação também devem ser computados.

De fato, esse item é muito importante porque o preço dos combustíveis estão cada vez mais altos e agregados ao gasto extra pode inviabilizar a viagem.

Agora que você já tem uma noção do quanto irá gastar com extras, vamos direto ao cálculo de consumo de combustível.

Exemplo prático

Supondo que eu precise ir para outra cidade situada a 60 quilômetros de distância da minha residência. Se eu sei que meu carro faz 10 quilômetros com um litro de gasolina, quantos litros de gasolina eu devo comprar no posto?

Anotemos a fórmula passada no tópico anterior:

TOTAL DE QUILÔMETROS / PERFORMANCE = LITROS DE COMBUSTÍVEL


60 / 10 (KM POR LITRO EM MÉDIA) = LITROS DE COMBUSTÍVEL
LITROS DE COMBUSTÍVEL NECESSÁRIOS = 6

Ou seja, para que eu consiga chegar até o meu destino terei de colocar no posto seis litros de gasolina.

No entanto, é sempre recomendável colocar um pouco mais de combustível como forma de precaução por conta de algum consumo tipo de consumo irregular.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como fazer o cálculo consumo de combustível para viagem facilmente e em alguns segundos?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *