Como Fazer Cálculo de Gotejamento Facilmente

Você sabe o que é gotejamento? Você sabe o que vem a ser calculo de gotejamento? Sabe como irá precisar desse cálculo na sua vida ou na de seus entes queridos? Sabe que ao errarmos no gotejamento podemos colocar a vida de alguém em risco?

Então considere fortemente o fato de continuar a ler esse artigo com bastante atenção e saiba tudo sobre esse assunto.

Pois mesmo que você não seja da área médica, nunca se sabe quando iremos precisar desses conhecimentos da área de enfermagem e que são fundamentais não só nos momentos em que precisamos efetuar socorro imediato, mas também para atuarmos como agentes fiscalizadores, já que infelizmente muitos profissionais da área de saúde, por uma série de problemas, acabam não fazendo esses cálculos corretamente e assim gerar a possibilidade de intoxicar alguém.

E infelizmente esses erros têm sido muito comuns!

O que é Gotejamento?

O gotejamento nada mais é do que a aplicação de medicamentos líquidos numa pessoa a partir do controle da quantidade de gotas utilizadas. Tal função é usada de forma corriqueira principalmente pelos enfermeiros que precisam então dos cálculos para fazer tudo corretamente.

O gotejamento é importante porque é uma das vias de reação mais rápida para o organismo, por isso, sua administração deve ser feita com muito cuidado, pois como dizem a diferença entre remédio e veneno esta exclusivamente na dosagem.

Para os leigos o entendimento do gotejamento é muito importante, para que possam atuar como fiscalizadores do serviço prestado.

Pois já imaginou um ente querido seu acamado e receber um gotejamento equivocado? Mas se você esta próximo, observa a situação e sabe como fazer cálculo de gotejamento, então você pode questionar e até mesmo salvar uma vida!

Vale sempre lembrar para todas as situações que 1ml de qualquer substância gotejada equivale a vinte gotas!

Em geral, o gotejamento é muito frequente na administração de soros, para que a medicação possa lentamente ser incorporada através do sistema circulatório e assim realizar o efeito desejado.

Cálculo de Gotejamento

Explicação

Agora que já sabemos algumas informações importantes a respeito de gotejamento, chegou o momento de irmos além, ou seja, para os preliminares do cálculo de gotejamento de soro!

Uma gota representa ou equivale a três micro gotas.

Um ml de macro gota representa ou equivale a 20 gotas, como vimos no tópico anterior.

Por fim, temos que um ml de micro gota representa ou equivale a 60 gotas!

E para determinarmos as grandezas do gotejamento utilizamos as seguintes siglas:

Letra G maiúscula significa o próprio gotejamento em gotas/minuto.
Letra V maiúscula significa o volume da solução em ml.
Letra T maiúscula significa o tempo em horas.

Por fim, nessa fase preliminar, temos que compreender que para efeito do cálculo de gotejamento não existem resultados fracionados, até porque não se pode administrar 1/3 de gota, por exemplo, para uma pessoa. Por isso, é obrigatório que façamos um arredondamento, da seguinte forma:

15,1; 15,2; 15,3; 15,4; e 15,5 correspondem a exatas 15 gotas.

Já 15,6; 15,7; 15,8; e 15,9 correspondem a exatas 16 gotas.

Bom, agora que sabemos como proceder com as equivalências, como determinamos as grandezas e como devemos proceder com resultados fracionados, podemos ir para o cálculo de gotejamento em si.

Como Calcular

Para efetuarmos corretamente o cálculo de gotejamento, devemos guardar então a seguinte fórmula a partir das grandezas já mencionadas no tópico anterior:

G = V/T

Dessa forma, se um determinado paciente precisa-se de 500 ml de uma determinada substância líquida por 8 horas (lembrando que essa fórmula só funciona para o tempo em horas, do contrário precisa de conversão), então temos:

G = 500/ 8 X 3 = 500/24 = 20,8 (arredondando) = 21 gotas por minuto.

Calculando Macro e Micro Gota

Para finalizar o estudo do presente artigo, ainda precisamos compreender a aplicabilidade do conceito de macro e micro gota.

No caso da macro gota ela acontece quando o tempo de gotejamento é menor que uma hora. Nesse caso, basta que façamos uma regra de três simples para transformar os minutos em hora.

Supondo que foi prescrito 30 minutos de gotejamento, então temos que fazer a regra de três simples antes de qualquer outro cálculo:

1hora ——- 60 minutos
X hora ———– 30 minutos

X= 30/60 = 0,5 hora

Então é só substituir o 0,5 correspondente a letra T maiúscula da fórmula já apresentada.

No entanto, se for para o caso da micro gota, basta fazer normalmente a regra de três simples e submetê-la a fórmula G=V/T

E então, já ficou a saber como fazer o cálculo de gotejamento facilmente caso venha a precisar?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
One comment Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *