Como Calcular a Nota do Enem 2017 Facilmente

Como calcular a nota do Enem é uma pergunta corriqueira entre os alunos que vão realizar as provas ou até mesmo para aqueles que vão passar novamente por essa experiência, pois a cada ano as regras mudam e deixam muitas pessoas absolutamente confusas.

Quer saber como calcular a nota do Enem facilmente? Sem sustos? E ainda por cima de forma rápida e prática? Considere ler atentamente todo o presente artigo para que sejam sanadas todas essas dúvidas.

Conteúdos

O Que é o Enem?

O Enem é a abreviação de “Exame Nacional do Ensino Médio”. Ele foi criado no ano de 1998 como forma de avaliar os estudantes do ensino médio, tantos das escolas públicas como das escolas particulares, tendo como objetivo ampliar e melhorar as políticas públicas relacionadas ao setor da educação.

No princípio houve muita rejeição ao Enem, pois muitos alunos sequer viam alguma utilidade prática em tal avaliação, posto que estavam apenas preocupados mesmo com o vestibular.

Sendo assim, as primeiras edições desse programa de avaliação do ensino médio tiveram pouca adesão, fazendo inclusive com que alguns de seus criadores pensassem até em descontinuar o projeto.

Contudo, os alunos entenderam que aquelas avaliações também serviam como experiência para o momento do vestibular e passaram gradativamente a aderir ao Enem.

Mas foi no ano de 2009 que o projeto ficou muito forte, pois diversas faculdades passaram a considerar a nota obtida na prova como forma de seleção e entrada.

Além disso, também passou a servir para a participação em programas como o FIES e PROUNI. Facilitando então a entrada dos jovens participantes nessas instituições e projetos.

Mudança Importantíssima no Enem 2017

Como falamos anteriormente, o Enem passa por mudanças e aprimoramentos todos os anos, por isso a real necessidade de nos mantermos informados sempre.

Durante alguns anos esta prova também serviu para aqueles que por algum motivo não completaram o ensino médio e queriam ter um certificado de conclusão do segundo grau em mãos, principalmente para ser usado no mercado de trabalho, galgando melhores empregos.

Contudo, a partir de 2017 isso não mais valerá, fazendo com que esse interessado busque o ENCCEJA, o exame nacional de competências para jovens e adultos.

Como Calcular a Nota do Enem?

Agora que você já sabe o que é o Enem e sua principal mudança para o ano de 2017, chegou o momento de você aprender como fazer o cálculo das notas para esse exame e se preparar ainda melhor para ele. Mas saiba que para cada finalidade o método de cálculo muda, vamos a eles?

Se o seu objetivo for entrar no SISU ou PROUNI, então terá de somar a nota de todos os cadernos, inclusive a redação e obter sua média geral. Contudo, no caso do PROUNI o candidato não poderá zerar na redação, pois assim já será automaticamente desclassificado. Melhor dizendo:

SOMA DE TODAS AS NOTAS / NÚMERO TOTAL DE EXAMES = MÉDIA GERAL

Esse tipo de cálculo utilizado é chamado também de média simples.

A maioria das instituições de ensino superior também utilizam a média simples como forma de calcular a nota no Enem, contudo não é unanimidade!

Para outras instituições de ensino superior, calcular a nota do Enem é um pouco mais complicado, pois o candidato terá que verificar quais as provas que deverá fazer e, no site da universidade desejada, pesquisar pelo peso de cada uma, pois são bem diferentes.

Dessa forma, para obter o que chamam de média complexa, o estudante deverá pegar a nota de cada prova e multiplicar pelo seu peso equivalente pesquisado. Feito isso, ele pega o somatório de todas as provas já multiplicadas pelos pesos e divide pela soma dos próprios pesos. Exemplificando temos:

(Prova 1 X Peso 1) + (Prova 2 X Peso 2) + (Prova 3 X Peso 3) / (Peso1+Peso2+Peso3) = MÉDIA COMPLEXA.

Informações complementares

Tendo como base a experiência dos anos anteriores, o estudante deve se esforçar ao máximo para obter mais que quinhentos pontos, pois para a maioria das instituições de ensino quem ficar abaixo desse valor não terá conseguido um bom rendimento, enquanto que quanto maior for melhor será a avaliação.

Vale lembrar ainda que tanto para a redação como para as provas em si, o estudante poderá solicitar a revisão de sua prova caso não concorde com a correção realizada, em especial a redação que é mais subjetiva.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular a nota do Enem corretamente e de forma fácil com as alterações que foram feitas?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *