Como Calcular Aposentadoria Facilmente

Após uma vida inteira de trabalho e quando enfim estamos próximos da aposentadoria, precisamos reunir uma série de documentos e fazer cálculos extremamente complicados para sabermos como serão os nossos proventos quando pararmos de trabalhar.

Veja nesse artigo como calcular aposentadoria facilmente.

Dessa forma, além de ter real noção de como será a sua aposentadoria, você poderá também fazer planos! E para que você entenda melhor como calcular aposentadoria facilmente, dividimos os artigos nos seguintes itens:

Como Será a Aposentadoria Frente às Mudanças que Vem por ai?

O Brasil vive hoje um momento marcante sem sua história trabalhista, pois com os problemas de arrecadação vivenciados pela previdência social hoje, existem várias propostas no Congresso Nacional objetivando mudanças radicais exatamente na forma de como calcular aposentadoria.

Os diferentes partidos políticos e o próprio governo ainda não conseguiram chegar num denominador comum a respeito das regras básicas para esse cálculo, portanto o que sabemos no momento é que o método vigente está prestes a ter um fim, mas não sabemos quando acontecerá de fato.

As teses mais aceitas pelas bancadas dos partidos, indicam uma tendência a acabarem com a aposentadoria por tempo de contribuição e estabelecendo uma idade mínima para a concessão do benefício de forma progressiva, ou seja, começando em 2018 com 55 anos para homens e 53 anos para as mulheres, finalizando a progressão em 2020 com 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres.

Resta-nos agora apenas acompanhar os noticiários para sabermos como será o futuro da previdência e a nossa aposentadoria.

Como Calcular Aposentadoria Facilmente

Saber como calcular aposentadoria é extremamente simples hoje em dia, pois existem duas maneiras para isso:

1) Por tempo de contribuição: 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres.
2) Por idade: 55 anos de idade para homens e 53 anos para as mulheres.

Lembrando sempre que para se aposentar de acordo com aquilo que contribuiu, a pessoa terá de completar integralmente o período de contribuição. Já no caso da aposentadoria por idade o valor levará em conta o critério de proporcionalidade em função do que contribuiu.

Exemplos práticos

Vejamos um exemplo para simplificar:

Mário começou a trabalhar com carteira assinada e recolher para a previdência social com 20 anos de idade no ano de 1990. Sua contribuição foi com base em três salários mínimos, logo:

Ao final do ano de 2017 Mário terá contribuído para a previdência exatos vinte e sete anos, faltando então oito anos para se aposentar por contribuição, quando poderá receber o valor integral de acordo com aquilo que contribuiu, ou seja, em cima dos três salários mínimos.

Note que Mário em 2017 esta com quarenta e sete anos de idade, e diminuindo por sua idade mínima, chegamos ao valor de oito anos também para se aposentar por idade.

O caso de Mário mostra que ele deve optar obviamente por se aposentar no regime por tempo de contribuição, o que poderá dar uma diferença mínima de meses a mais, pois poderá assim receber integralmente.

De fato, essa decisão deve ser muito bem pensada, pois de acordo com a última decisão do STF não existe mais a possibilidade da desaposentação, ou seja, se optar por uma das duas formas, não poderá voltar atrás.

Quando essa diferença é muito grande a favor da idade mínima, em geral isso acontece com pessoas que demoraram um pouco mais para contribuírem com a previdência, então a pessoa terá de fazer tais cálculos para ver se a redução que os proventos irão sofrer valerá à pena, ou seja, se aposenta um pouco antes, mas também ganhará menos.

Hoje essa redução é conhecida como fator previdenciário.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular aposentadoria facilmente e como possivelmente será para os próximos anos?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *