Como Calcular Área de Todas as Formas Geométricas

Como calcular área é de fato um assunto muito interessante e que se aplica na vida de todos nós com absoluta certeza!

No entanto, apesar da sua importância, como poderemos comprovar aqui no presente artigo, ainda é um tema bem ignorado!

Você sabe como calcular área? Sabe da importância desse cálculo fundamental na vida de todos nós? Quer ver exemplos da aplicação desse conceito na vida real?

Então continue lendo o artigo e saiba as respostas para todas essas questões levantadas.

Como Calcular Área

Sobre as Formas

Para que possamos saber como calcular área de forma precisa, precisamos antes conhecer e saber identificar as diversas formas no ambiente em que vivemos, no próprio trabalho, nas ruas, etc. De fato estamos cercados por formas, repare bem!

Sendo assim, você esta deitado em sua cama e observa que ela se parece com um retângulo! Olhando melhor você percebe que seu quarto parece um imenso quadrado!

Você abre a janela do seu apartamento e percebe lá em baixo uma série de estruturas que também lembram formas: a placa de trânsito lembra um triângulo, o terreno do parque municipal lembra um pentágono e por ai vai.

Mas o que isso tem a ver com o estudo sobre cálculo de área?

Tudo! Pois podemos chamar de área todo o tamanho do interior dessas estruturas, e o cálculo de área para cada forma é diferente, possui fórmula própria.

Cálculo Área

Agora que sabemos identificar as formas, podemos pensar na aplicabilidade do cálculo da área em nossas vidas: qual o tamanho (área) daquele campo de futebol? Qual o tamanho (área) daquele terreno que tanto quero comprar? Qual o tamanho (área) do meu quarto? Será que é menor do que o do meu irmão?

Pois bem, as utilidades são inúmeras!

Como as formas são muito variadas e para cada uma delas é necessária uma fórmula diferente, vamos apresentar nesse artigo apenas com calcular área das formas mais comuns.

A mais utilizada sem dúvida é o quadrado! Supondo que você notou que seu quarto tem a forma de um quadrado e quer calcular sua área, então:

ÁREA = LADO X LADO

Basta então medir um dos lados, porque todo quadrado tem seus quatro lados iguais e aplicar na fórmula. Supondo que você mediu e encontrou na fita métrica o valor de 5 metros. Logo:

ÁREA = 5m X 5m = 25m² (vinte e cinco metros quadrados)

Note que como cada lado é expresso em metros (m), quando multiplicamos ele se repete duas vezes, então a grandeza sai de metros (m) para metros quadrados (m²).

Continuando, vamos pegar o exemplo de um terreno! Você quer comprar um terreno, mas não esta acreditando na metragem que o dono esta lhe passando.

Você observa com calma e percebe que o terreno tem a forma de um retângulo! Com a licença do proprietário você mede apenas dois lados do terreno, porque sendo um retângulo, possuirá duas bases (lados maiores) e duas alturas (lados menores).

Supondo que você achou o valor de 200m para a base e 100m para a altura, então temos:

ÁREA = BASE X ALTURA
ÁREA = 200m X 100m = 200 m²

Ou seja, o terreno tem exatamente 200 m² de área (superfície)

E assim, podemos calcular todas as outras formas, lembrando que cada uma delas possui uma fórmula de cálculo diferente!

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular área de todas as formas geométricas facilmente?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *