Como Calcular Mediana Facilmente e Para Que Serve

Certo dia estava conversando com grandes amigos do passado num evento que ocorreu aqui na minha cidade, quando um fato interessante aconteceu e eu logo me lembrei de como calcular mediana?

Acontece que houve um desfile de moda com várias candidatas, porém uma não levava o menor jeito, tropeçou e quando foi receber a nota dos jurados, todos obviamente deram notas baixas, exceto uma jurada que deu a nota máxima, ou seja, o dez.

Continue lendo o presente artigo e você certamente irá entender a história que acabei de narrar com o tema do artigo de hoje: como calcular mediana?

Como Calcular Mediana

O Que é a Mediana?

Muitas vezes, quando estamos a estudar matemática na escola, talvez até como forma de mostrar serviço, muitos professores dão uma volta enorme para explicar o que é a mediana em si, mas apenas tenha em mente que ela é simplesmente uma medida qualquer que tende ao centro. Simples assim!

Ela foi criada pelos matemáticos para ser algo mais preciso que a média em determinados cálculos, pois muitas vezes a média trás um número que ligado a um determinado contexto não expressa bem a verdade dos fatos!

Voltemos ao nosso exemplo do desfile de moda! Será que a nota dez dada apenas por uma jurada reflete de fato como foi o desempenho da moça naquele evento?

Algo muito fora de série aconteceu, talvez pena ou até um grau de parentesco, para que a jurada desse uma nota tão fora do contexto, já que todos os seus demais colegas deram notas baixas.

Então, supondo que fossem quatro jurados. Supondo ainda que três dessem a nota dois e apenas a tal jurada o dez. Ao utilizarmos à média teremos: 2 + 2 + 2 + 10 / 4 = 4. Essa seria a média, mas como ela refletiria sobre esse evento?

Em tempo: alguns livros costumam dizer que o tipo de situação onde um número se destaca grotescamente dos outros chama-se “outlier”.

Cálculo Mediana

Para a calcularmos, temos que organizar a estrutura do evento. Para isso, vamos continuar usando o exemplo do desfile. Dessa vez, imaginemos outra candidata que fez um excelente desfile e recebeu as seguintes notas dos jurados: 10, 7, 9 e 8.

Então como referência, temos:

A candidata desastrada que recebeu as notas: 2, 2, 2, 10.
A candidata que fez um belo desfile e recebeu as notas: 10, 7, 9, 8.

Note que as notas acima representam a sequência real do evento, mas precisamos organizar isso, então a nova disposição precisa seguir a regra crescente de valores, ou seja:

Para a candidata desastrada: 2, 2, 2, 10.
Para a candidata eficiente: 7, 8, 9, 10.

Agora vamos determinar a mediana em si. Lembra no início do artigo que dissemos ser apenas uma medida qualquer que tende ao centro? Então, continuemos…

Já que vamos localizar o valor central, ou seja, a própria mediana, devemos atentar para a quantidade de números que a sequência tem. Se ela for ímpar a mediana será determinada pelo seu número central e se a sequência for par, então teremos que achar a média aritmética dos números localizados mais ao centro.

Supondo que no desfile da moça desastrada houvesse mais um jurado, e mais uma vez recebesse a nota dois. Então a nova série organizada ficaria da seguinte forma:

2, 2, 2, 2, 10

Se tivesse ocorrido assim, seria muito fácil saber como calcular mediana, pois o evento contaria com cinco notas (número ímpar) e então bastaria pegar o número mais central, ou seja o dois. Se por acaso a sequência fosse diferente, exemplo: 1,2,3,4,10, então o valor seria igual a três.

Mas a situação real foi com quatro notas, ou seja, uma sequência par. Então vamos precisar da média aritmética dos números centrais, logo:

Notas da candidata desastrada: 2,2,2,10.

Então pegamos os dois numerais dois da sequência e eliminamos os números das extremidades e somamos:

2 + 2 = 4

Agora estabelecemos a média:

4/2 = 2

Logo o número 2 é a mediana da candidata desastrada e representa bem melhor a situação ocorrida do que a média que daria igual a 4.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular mediana facilmente e para que serve a mesma?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *