Como Calcular Período Fértil e Engravidar ou Pervenir que Aconteça

Como calcular o periodo fertil é uma das perguntas mais frequentes entre as adolescentes e que muitas vezes é negligenciada, não somente pelos pais, mas também pela escola e seus professores e pela sociedade em forma de tabu e preconceitos limitantes.

Por isso, se você é adolescente ou não, mas ainda possui qualquer tipo de dúvida quanto ao seu período fértil, então recomendamos que continue lendo o presente artigo!

Inclusive algumas jovens não possuem a liberdade necessária para tratar da própria sexualidade com os pais e acabam buscando na rua informações muitas vezes distorcidas sobre como efetuar esse cálculo corretamente, até porque as moças estão iniciando suas atividades ligadas a sexo cada vez mais cedo e com isso o aumento do número de gravidez indesejada.

Perigos de Não Calcular o Periodo Fertil

As mulheres, em especial as jovens, que não fazem esse controle sobre o próprio período fértil podem não só ter uma gravidez desnecessária e indesejada, mas também criar um grande atrito familiar ou mesmo ter algum tipo de problema de saúde devido a determinadas situações.

A não preocupação com esse tipo de cálculo ainda gera outros problemas gravíssimos, em especial o aborto.

A prática do aborto, que é considerado crime no Brasil, vem crescendo cada vez mais em clínicas clandestinas muito em função da falta de liberdade em falar de sexo em casa e da precoce entrada na vida sexual dos meninos e meninas, fazendo com que elas corram inclusive risco de vida.

Por isso, é muito importante que todas as mulheres saibam corretamente como calcular o periodo fertil para que possam se prevenir adequadamente, sem sustos, sem mistérios, sem surpresas e, principalmente, sem tabus!

Além disso, sabemos que a responsabilidade da concepção de uma criança não pode cair apenas sob os ombros das mulheres, pois essa ação deve ser compartilhada também com os homens.

Portanto, é muito interessante que os meninos também saibam sobre o ciclo menstrual e o período fértil da mulher, para que possam compreender e até mesmo informar suas parceiras, com efeito multiplicador.

Como Calcular o Periodo Fertil

Para que o cálculo do período fértil possa ser feito adequadamente, sempre sugerimos que a mulher faça um rígido controle das informações ligadas à sua menstruação.

Então, ela deve ter uma espécie de agenda com um calendário onde possa anotar informações vitais, tais como: primeiro dia da menstruação, último dia da menstruação, ciclo menstrual, informações sobre o aspecto da menstruação (principalmente se ela veio com composição e odor diferentes do habitual), etc.

Vale ainda lembrar que o ciclo menstrual é medido levando-se em consideração o primeiro dia em que a menstruação “desceu” até o primeiro dia da próxima menstruação, pois esse período compreende todas as fases do próprio ciclo.

Então, de posse dessas informações e dados, a mulher deve observar qual foi o primeiro dia exato da menstruação, e estabelecer um período entre três a oito dias seguintes como o período com maior potencial de fertilidade.

Por isso, a literatura médica orienta como forma de prevenir a gravidez indesejada que se crie um período de “aguardo”, ou seja, dois dias antes desse período com maior potencial e dois dias depois do mesmo período.

Exemplo prático

Consideramos aqui dar um exemplo prático para que as explicações fornecidas no presente artigo fiquem mais fáceis de serem compreendidas pelas pessoas de todas as faixas etárias.

Lúcia observou que começou a sangrar, ou seja, que sua menstruação veio, no dia 10 de maio. Portanto, seu período de maior potencial fértil ficará entre os dias 13 e 18 de maio.

Contudo, se ela quiser ter uma prevenção mais efetiva com relação a uma possível gravidez indesejada, ela deve se prevenir dois dias antes e dois dias depois desse período, ou melhor, deverá se resguardar do dia 11 ao dia 20 de maio.

Outras Informações Importantes

O presente artigo apenas demonstra como calcular o periodo fertil, contudo é muito importante que homens e mulheres compreendam a importância do sexo seguro como forma não só de prevenir contra uma gravidez indesejada, mas também contra as chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

Por isso, aconselhamos o uso do preservativo, de anticoncepcionais indicados pelo seu médico e da importância da redução do número de parceiros como medidas preventivas.

Além disso, vale a pena se programar para ter consultas regulares com um bom médico ginecologista, no sentido de manter a saúde em dia.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular o periodo fertil para assim evitar engravidar ou ficar grávida mais facilmente?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *