Como Calcular Peso Ideal de Cachorro?

Como calcular peso ideal de cachorro é algo que muitas pessoas gostariam de saber fazer para assim saber se o seu companheiro está com peso a mais, a menos ou então está no ponto correto.

Apesar de nos humanos existir uma formula muito fácil de aplicar, o IMC, nos animais, tanto cães como gatos a conversa já é outra.

Isto acontece porque existem demasiadas variáveis para se conseguir dar uma fórmula que se aplique em todos os casos.

A Associação de Prevenção de Obesidade para Animais de Estimação possui uma tabela com os diversos valores aos quais você deve estar atento, divididos por raça mas mesmo esses são muito variáveis, até porque são dados apenas intervalos de valores.

Por exemplo, o Labrador deve pesar entre 30 e 35 quilos, o que ainda é um intervalo grande.

E quando ele não é puro mas sim uma mistura de raças, como sabe os valores? Essa tabela fica logo invalidada e é por isso que não recomendamos que se siga apenas pelos valores da mesma.

Em vez disso use o sistema “Purina Body Condition System” desenvolvido pela marca de rações, o qual assenta sob dois fundamentos:

  • Inspeção Visual:
  • Apalpando;

Aplicando esses dois métodos, siga o seguinte diagrama:

cachorro peso ideal

Traduzindo e realçando o mais importante, a condição ideal será a que você consegue facilmente apalpar as costelas as quais devem ter uma camada fina de gordura. A sua postura e silhueta devem ser vistas de forma clara a olho nu, tendo as curvas observadas na imagem com o nº5.

Mas é mesmo importante?

A própria Purina conduziu um estudo onde apuraram que um cachorro que tenha sempre o peso ideal tem uma esperança média de vida de 1,8 anos superior a outros que não estejam nessa classe.

Esse tempo ainda é um valor bem substancial.

Quando for aplicar estes valores algumas coisas que deve ter em atenção é se o cachorro já é mais idoso ou se faz bastante exercício físico.

Caso um destes seja verdade, então é normal que possa ser um pouco mais magro que os fatores ideias descritos ou que possa ter uma musculatura diferente também.

E então, já ficou a saber como calcular peso ideal de cachorro de forma fácil e assim fazer com que ele viva mais tempo?

Deixe nos comentários abaixo qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura deste artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *