Como Calcular Peso Ideal e IMC Facilmente

Hoje em dia um dos grandes desafios tanto para homens como para mulheres é chegar ao peso ideal, pois a alimentação moderna é muito calórica e pouco nutritiva, tais como lasanhas de micro-ondas, macarrão instantâneo, etc.

Esse desafio é tão grande que as academias de ginástica estão cada vez mais lotadas por gente a procura de saúde e estética, a partir de corpos bem torneados.

Mas como chegar ao peso ideal? Ou melhor, como calcular peso ideal e IMC (índice de massa corpórea)?

Contudo, saber como calcular peso ideal e IMC não serve apenas para aquelas pessoas que frequentam academias ou praticantes de esportes, todos deveriam ter interesse nisso, pois além de ser muito importante para a nossa saúde como um todo, também o cálculo é muito fácil de ser realizado.

Para saber mais sobre peso ideal, IMC e como fazer esse cálculo, recomendamos que continue lendo o artigo, para compreender todos os aspectos do tema e aplicá-los em sua vida!

O Que é Peso Ideal?

Antes propriamente de chegarmos aos cálculos, devemos entender em detalhes aquilo que estamos pesquisando. No caso, devemos começar pela seguinte pergunta: o que é peso ideal?

A princípio parece uma definição muito lógica, mas pode nos pregar uma peça!

Pois se pegarmos duas pessoas com a mesma idade, a mesma etnia, o mesmo peso e a mesma altura, podemos no final das contas encontrarmos pesos ideais diferentes, pois cada organismo tem seu próprio peso ideal.

Ou seja, o peso ideal varia de pessoa para pessoa em função de muitas características específicas.

O Que é o IMC?

O IMC é a sigla para índice de massa corpórea! Esse índice foi definido pela OMS (organização mundial de saúde) com o objetivo de estabelecer uma referência onde qualquer pessoa possa checar se os níveis de gordura e peso estão adequados.

Para isso, ela criou os seguintes valores de referência mundial:

Índice de Massa Corpórea Estado
 < 18,5 Peso baixo
 Entre 18,6 – 24,9 Peso normal
 Entre 25,0 – 29,9 Sobrepeso
 Entre 30 – 34,9 Obesidade mórbida nível I
 Entre 35,0 – 39,9 Obesidade severa nível II
 > 40,0 Obesidade mórbida nível III

 

Como Calcular Peso Ideal e IMC

Dessa forma, já conseguimos compreender que o peso ideal pode variar de pessoa para pessoa, mas para que tenhamos um ponto de referência à nível de saúde geral, a OMC estabeleceu um padrão que convencionou chamar de índice de massa corpórea.

Isso posto, para chegarmos ao peso ideal desejado, basta que façamos o cálculo de índice de massa corpórea (IMC), que pode ser feito utilizando a seguinte fórmula:

IMC = PESO / ALTURA X ALTURA

Com o resultado obtido, basta consultarmos a tabela que postamos mais acima no tópico sobre o que é IMC.

Exemplo prático

João quer encontrar seu peso ideal e soube que para isso precisa encontrar o valor exato do seu IMC. Ele pesa 105 kg e mede 1,86 de altura. Quantos quilos ele precisa ganhar ou perder para chegar no peso ideal?

IMC = PESO/ALTURA X ALTURA
= 105/1,86 X 1,86
= 105/3,45
= 30,43

O índice de massa corpórea de João é de 30,43. Agora, após consultarmos a tabela, temos:

Índice de massa corpórea entre 30 – 34,9 = obesidade mórbida nível I

Assim, entendemos que João está com obesidade mórbida nível I e precisa perder peso, mas quantos quilos ele precisa perder? Consideremos PI como sendo o peso ideal.

PI = IMC PESSOAL – MAIOR VALOR IMC PARA PESO NORMAL
= 30,43 – 24,9
= 5,53

Ou seja, João precisa perder 5,53 pontos dentro da escala proposta pela organização mundial de saúde para atingir o peso ideal.

Consequências de se Manter Fora do Peso Ideal

Existem inúmeras consequências para as pessoas que insistem em ficar acima do peso, pois o nosso organismo fica sobrecarregado, ele não foi feito para suportar um peso maior que o normal.

Sendo assim, as consequências de se manter fora do peso ideal por um período relativo de tempo são: hipertensão, apneia do sono, diabetes, maior risco de doenças ligadas ao coração, diabetes, problemas nas articulações, problemas intestinais e de estômago, etc.

Em resumo, a melhor coisa a fazer é com o máximo de antecedência possível buscar orientação de um profissional de saúde caso você faça o cálculo do seu IMC e der fora dos padrões normais.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular peso ideal e o IMC facilmente e sem qualquer problema?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *