Como Calcular Probabilidade Facilmente e Aplicações do Dia-a-Dia

Outro dia estava conversando com um amigo e estávamos a falar de um campeonato brasileiro de futebol (série A), não me recordo o ano, mas o meu time estava muito próximo do rebaixamento. Faltavam apenas poucos jogos e todos os matemáticos eram unânimes em afirmar que o meu time tinha 99% de chances de realmente ser rebaixado naquele ano.

Note que estamos a falar de uma probabilidade! E como calcular probabilidade é o tema do presente artigo de hoje.

Você sabe o que é a probabilidade? Ao menos já ouviu falar? Sabe como calcular probabilidade? Então continue lendo o presente artigo e saiba todas as respostas para esses questionamentos.

Como Calcular Probabilidade

O Que é a Probabilidade

A probabilidade é a chance que uma determinada coisa tem de acontecer e que não dominamos. Ou seja, ela pode acontecer ou não!

Quando estamos na casa dos nossos avôs e eles estão jogando bingo, vivem a rodar um mecanismo com pequenas bolas numeradas de zero a dez lá dentro.

Então, apertam um botão e sai apenas uma bola numerada de lá! Nesse caso, havia cem bolas possíveis de serem sorteadas, mas apenas uma saiu daquele mecanismo. A esse tipo de evento a matemática passou a chamar de probabilidade.

Se pegarmos a história que narrei no princípio desse artigo, vamos entender que os matemáticos ao falarem que meu time tinha 99% de chances de ser rebaixado, estavam a falar de probabilidade também!

Ou seja, a chance do evento rebaixamento daquele time é quase absoluta, porém não uma certeza.

Com o tempo houve a necessidade de se calcular esses eventos através da probabilidade, para que muitas decisões da vida fossem tomadas de forma mais acertada, com mais chances de dar certo.

Cálculo Probabilidade

Agora que sabemos o que vem a ser a probabilidade de um evento, chegou à hora de arregaçarmos as mangas e sabermos matematicamente como calcular probabilidade, de forma a extrair o melhor proveito dessa informação.

É claro que existem cálculos bem mais complexos ligados à probabilidade, que envolvem eventos extremamente complicados, contudo mais raros de acontecerem em nossas vidas.

Por isso, para que possamos não alongar demais o presente artigo, vamos tratar apenas da probabilidade simples, que na verdade representa a grande maioria das situações que encaramos em nosso cotidiano. Todos os exemplos que demos acima são temas da probabilidade simples.

Então, é tudo muito simples, ou melhor, para determinarmos a probabilidade de um evento simples, podemos utilizar a seguinte fórmula:

PROBABILIDADE = NÚMERO DE EVENTOS/RESULTADOS POSSÍVEIS

Lembra do caso do bingo na casa dos avôs? Quer calcular a chance que a sua avó tem de acertar em apenas um lance o número sorteado?

Então vamos organizar o cálculo:

Evento = bingo na casa dos avôs.
Número de eventos = 1 (pois combinamos de ser apenas um lance)
Resultados possíveis = 99 (pois existem noventa e nove bolinhas no mecanismo)

Logo:

Probabilidade = 1/99 = 0,01

Contudo o 0,01 encontrado é apenas um número solto, para ser de fato uma informação ligada a probabilidade, temos que caracterizá-lo como porcentagem. Para isso basta multiplicar esse número por cem!

Probabilidade = 1/99 =0,01 X 100 = 1%

Sendo assim, as chances que a sua avó tem de acertar um único número de primeira no bingo é de apenas 1%

Agora voltemos à situação do meu time exposta no início do presente artigo. Se os matemáticos calcularam que havia 99% do evento rebaixamento acontecer, a conta que eles fizeram foi exatamente essa, ou seja: a probabilidade desse time cair é igual a quantidade de eventos, ou seja, os jogos que ainda faltavam disputar dividido pelos resultados possíveis!

Mas note a diferença, enquanto no caso do bingo sabemos exatamente quantas bolinhas tem no bingo, ou seja 99, não sabemos quais os resultados que um time pode obter em várias partidas, com isso a probabilidade se torna ainda mais variável.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular probabilidade facilmente e como aplicar no dia-a-dia?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *