Como Calcular Raiz Quadrada Facilmente

De fato muitos de nós não gostamos da matemática! Quando estamos ainda em idade escolar, muitos costumam dizer que tal matéria é literalmente um “bicho de sete cabeças”, quando na verdade não é!

Muito ao contrário de tudo isso, a matemática vem de forma lógica trazer respostas para muitas das nossas questões de vida, influenciando nosso dia a dia e tudo mais que nos cerca. E é assim com a raiz quadrada!

Compreender como calcular raiz quadrada é, portanto, o objetivo do presente artigo de hoje!

Sabe como calcular raiz quadrada? Sabe como a utilizamos em diversas coisas da vida? Então continue lendo o artigo e saiba a resposta para todas essas questões!

Como Calcular Raiz Quadrada

Teorema de Pitágoras

Antes de falarmos na raiz quadrada propriamente dita e como fazer seus cálculos, é muito interessante e didático pensarmos nas seguintes perguntas: para que estou estudando raiz quadrada? Para que serve a raiz quadrada em nosso cotidiano?

Bem, existem muitos exemplos da aplicabilidade da raiz quadrada em nossas vidas, o que por si só justifica seu estudo com atenção e dedicação, mas talvez uma das mais importantes seja por ser usada no famoso Teorema de Pitágoras.

Certamente você já ouviu falar em algum lugar a célebre frase: “o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos”. Onde:

É claro que não vamos abordar isso agora, mas visualize a importância da raiz quadrada num dos teoremas mais importantes da história!

O Que é Raiz Quadrada

Agora que já sabemos a importância da raiz quadrada e a necessidade de estudá-la afim de que possamos no futuro executarmos cálculos mais complicados como o Teorema de Pitágoras demonstrado acima, podemos então dar sequência ao tema do presente artigo. O que é raiz quadrada?

Falando diretamente, é uma particularidade criada pela matemática para construir e possibilitar determinados cálculos, que compreendem utilidades simples e outras muito sofisticadas. Na prática, a raiz quadrada de um número qualquer (digamos Y) é um número que quando multiplicado por ele mesmo se iguala a Y.

A princípio isso pode parecer um tanto confuso, mas através de exemplos você certamente será capaz de entender!

Vejamos então alguns exemplos:

=6, pois 6 X 6 = 36
=7, pois 7 X 7 = 49
= 8, pois 8 X 8 = 64

Cálculo Raiz Quadrada

Para podermos calcular de forma eficaz, ou seja, entender o que estamos fazendo, precisamos entende a nomenclatura da estrutura de uma raiz quadrada! Onde:

= b (a é a base, n o expoente e b a potência)

Trocando em miúdos, para tornar o aprendizado mais fácil, o resultado de toda raiz quadrada tem que ser a própria potência!

Você ainda lembra-se dos exemplos que citamos no tópico anterior? Então vamos aplicar o que acabamos de aprender!

Vamos pegar então o exemplo da raiz quadrada de 49:

a = 7
n = 7
B = 49

Então, você pode até fazer a conta de cabeça, pois quando for perguntado: quanto é a raiz quadrada de 7?

= b  ——— b = 49

Informações Importantes

A raiz pode ter várias potências, portanto ela pode ser quadrada (2), ou mesmo ser potencializada por 3,4,5,6…

Por isso é muito importante que observe o desenho da raiz, pois se não houver nada no seu índice (ou o próprio número 2), então ela é uma raiz quadrada e pode ser resolvida do jeito que falamos aqui, afinal este é um artigo sobre como calcular raiz quadrada.

Mas se no índice estiver escrito o número 3, isso significa que ela não é uma raiz quadrada e não poder ser calculada do jeito que colocamos aqui. Pois se trata de uma raiz cúbica.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular raiz quadrada facilmente sem calculadora?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *