Como Calcular Velocidade Média Facilmente

Saber como calcular velocidade media de um determinado corpo em movimento é fundamental para podermos não só resolver problemas que nos são apresentados, mas também por sua aplicabilidade prática em nosso quotidiano.

Imaginemos uma situação hipotética: você precisa fazer uma longa viagem até uma cidade distante e quer saber quanto tempo aproximadamente irá levar para chegar ao seu destino, afinal quem é pai sabe como essa informação é importante.

Se você souber a distância que deverá ser percorrida, então saberá qual velocidade média terá de manter para conseguir chegar nessa tal cidade.

Portanto, este cálculo possui várias possibilidades de aplicação, sendo assim de grande importância em nosso quotidiano.

É Complicado?

Diferente do que muitas pessoas podem imaginar principalmente aquelas que têm medo da matemática, o cálculo da velocidade média é uma operação muito simples que qualquer um pode fazer desde que saiba realizar apenas uma das operações fundamentais: a divisão.

Percebo que muitos motoristas acabam se valendo de sites especializados em estatísticas para conseguirem obter informações sobre velocidade média, quando na verdade a única coisa que esses espaços fazem simplesmente é apenas o cálculo dessa divisão simples.

Portanto, não tenha receio, continue lendo o artigo, perca o medo e saiba como tranquilamente fazer este tipo de contas., seja um carro, um trem, etc…

Como Calcular Velocidade Média de um Corpo em Movimento?

Para que possamos ficar a saber como calcular velocidade media de um corpo em movimento, devemos prestar atenção em três dados fundamentais:

  • Distância total a ser percorrida ou o espaço que já foi percorrido, que é representado pela física por ΔS;
  • Tempo total gasto pelo corpo em movimento para percorrer determinada distância representado pela física por ΔT;
  • Velocidade média representada pela física pelas iniciais VM;

Contudo, não podemos apenas pegar os valores que temos em mãos, fazer as substituições e assim achar o valor que queremos. Pois, temos que atentar para as grandezas que cada valor esta a informar, pois, obviamente, cem quilômetros é bem diferente de cem metros.

Por isso, é muito importante sabermos que, antes de calcularmos a velocidade média propriamente dita, precisamos antes conferir se cada dado esta na grandeza correta. Dessa forma temos:

A velocidade média deve estar representada pela grandeza metros por segundo: m/s.

A distância percorrida pelo objeto deve estar representada pela grandeza metros: m.

O tempo gasto pelo corpo para percorrer tal evento deve estar representado pela grandeza segundos: s.

Dito isso, então podemos apresentar a prática fórmula para o calculo, onde temos:

VM = ΔS/ΔT

Ou seja, a velocidade média nada mais é que a divisão entre a distância total e o tempo total do evento!

Exemplos práticos

João percorreu com seu carro novo a distância de dois mil metros num tempo de 125 segundos. Qual a velocidade média empregada por João em seu carro novo?

VM = ΔS/ΔT
= 2000/125
= 16 m/s

Ou seja, o João em seu carro novo deslocou-se a 25 metros por segundo!

Contudo note que geralmente não utilizamos no Brasil a grandeza metro por segundo para esse tipo de finalidade. Sempre falamos em todas as situações a grandeza quilômetro por hora.

Sendo assim é necessário que possamos fazer as devidas conversões e saber transformar essas grandezas, no caso de metro por segundo para quilometro por hora, mas como fazer isso?

É muito fácil! Basta pegar o valor em metros por segundo e multiplicarmos por 3,6.

No caso apresentado de João, ele percorreu então 25 metros por segundo ou 57,6 quilômetros por hora.

Seria mais fácil se as grandezas já estivessem com suas grandezas ajustadas para os valores nos quais estamos acostumados, conforme o exemplo abaixo.

Supondo que um trem faça uma viagem do Rio de Janeiro para São Paulo, e que a distância percorrida foi de 400 quilômetros em quatro horas, qual a velocidade média desse trem?

VM = ΔS/ΔT
Fazendo a substituição direta, temos: VM = 400/4 = 100 km/h
O trem percorreu a distância entre as duas cidades a 100 quilômetros por hora.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular velocidade media facilmente e onde se pode aplicar no dia-a-dia?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
One comment Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *