Como Calcular Volume Facilmente em Segundos

Outro dia estava a beber um refrigerante de latinha e pude observar em seu rótulo o seguinte valor escrito: 350ml.

E fiquei ali a pensar sobre a questão do volume, ou seja, uma informação fundamental para qualquer cliente no ato da compra. Mas você sabe exatamente o que é volume?

Como podemos aplicar essa grandeza no nosso quotidiano? Você sabe como calcular volume? Para essas e outras questões relacionadas destinamos o presente artigo.

Por ser uma grandeza muito utilizada por todas as pessoas em qualquer lugar do mundo, passamos a entender a importância de como calcular volume e compreender sua aplicabilidade em muitas de nossas atividades diárias.

Como Calcular Volume

O Que é Volume?

Em resumo, é a quantidade de espaço que determinado corpo ou substância ocupa. Sendo mensurado através das s medidas: comprimento, altura e largura.

Note que tais medidas apresentadas são mensuradas em metros, por isso a relação dessas grandezas gera o famoso metro cúbico ( m X m X m = m³ )

Todavia, algumas vezes você poderá encontrar grandezas diferentes, dependendo dos dados do cálculo, tais como: decímetro cúbico e milímetro cúbico.

Antes mesmo de estudarmos como calcular volume é muito importante que possamos diferenciar volume de capacidade, pois muitos acabam confundindo.

Volume, como falamos acima é propriamente o espaço ocupado por um corpo, enquanto que capacidade é o volume dentro de um recipiente qualquer.

Dessa forma, ao me lembrar da minha latinha de refrigerante que mencionei na introdução desse artigo, quando o rótulo diz 350ml se refere exatamente ao volume (quantidade de refrigerante presente naquela latinha) e não sua capacidade!

Cálculo Volume

O seu cálculo exato contido dentro de qualquer “recipiente” é extremamente fácil como vamos poder estudar a seguir e a partir do exemplo prático que daremos você entenderá como é de fato muito importante esse estudo para as nossas vidas!

Pode ser calculado facilmente através da utilização da seguinte fórmula:

VOLUME = COMPRIMENTO X LARGURA X ALTURA

Basta então mensurar os valores que você pode obter, substituir na fórmula e encontrar o valor exato do volume. Contudo lembre-se de verificar que todas as grandezas utilizadas no cumprimento, largura e altura são iguais, ou seja, se o cumprimento estiver em metros (m) os demais valores também deverão estar.

Exemplo prático

Para tornar o entendimento mais didático ao leitor, trazemos então um exemplo prático para fixar o estudo de como calcular volume. Vejamos:

Ricardo comprou uma casa que tinha uma linda piscina, só que ela estava completamente vazia. Após higienizar toda a estrutura ficou a pensar na quantidade de água que deveria disponibilizar para encher aquela piscina, ou seja, qual o volume de água necessário para encher a piscina!

Ricardo então tirou as medidas da piscina e encontrou os seguintes resultados: comprimento = 10,0m; largura = 2,50m; altura (profundidade) = 2,0m.

VOLUME = COMPRIMENTO X LARGURA X ALTURA
 = 10,0 X 2,50 X 2,0
= 50m³

Ou seja, Ricardo irá precisar de cinquenta metros cúbicos de água para encher a piscina da casa que comprou.

Outro cálculo muito importante que sempre está associado em nossas vidas à questão do volume é poder converter o resultado obtido em metros cúbicos para litros.

Dessa forma, ainda utilizando o exemplo da piscina do Ricardo, cujo o resultado foi de cinquenta metros cúbicos, quanto isso representa em litros?

Para obtermos esse resultado basta que peguemos a quantidade em metros cúbicos e multipliquemos por mil!

Ou seja, no caso em estudo:

50 x 1000 = 50 mil litros

Esse tipo de cálculo, como já falamos, possui muitas serventias e as vezes nem nos damos conta, como por exemplo: o volume de água que caiu na cidade durante um mês, o volume de água presente na caixa de água do prédio onde moramos, o volume de água contido nas cisternas, etc…

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular volume facilmente e que utilidades poderá ter no dia-a-dia?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *