PASEP 2017 [ Calendário, Tabela, Etc… ]

Os famosos PIS e PASEP foram criados pelo governo federal no início da década de setenta, em pleno regime militar, visando maiores garantias na vida do trabalhador e no fomento da criação de novas empresas no país, por conta de uma melhor distribuição de renda na cadeia produtiva.

Com isso surgiram o seguro desemprego e o abono salarial por exemplo.

O PIS é o fundo destinado aos trabalhadores da rede privada, enquanto que o PASEP tem a mesma função, mas destinado aos funcionários públicos.

É por isso que os valores depositados numa conta PIS são gerenciados pela Caixa Econômica Federal (CEF), enquanto que os valores do PASEP são gerenciados exclusivamente pelo Banco do Brasil (BB).

Por isso, estimado leitor, compreendendo a importância do tema, dividimos o assunto nos seguintes tópicos para facilitar sua compreensão:

Quem tem direito a sacar o PASEP referente ao ano de 2017?

Em geral, as mesmas regras de direito do PIS (trabalhador privado) também servem para o trabalhador vinculado ao PASEP (trabalhador da rede pública). As principais condições são:

Ter sua carteira de trabalho em mãos e estar vinculado ao sistema PASEP por no mínimo cinco anos! Além disso, a renda do trabalhador não pode ultrapassar o teto de dois salários mínimos, atualmente em 937 reais.

O setor público no qual o trabalhador exerce seu ofício deve ter informado a RAIS (relação anual de informações sociais) ao Ministério do Trabalho. E por fim, ter trabalhado ao menos trinta dias corridos no presente ano.

Calendário PASEP 2017 e Tabela

Para consultar o calendário 2017 tenha em mãos a numeração do seu NIS para poder consultar a data do pagamento:

  • Aqueles com final zero, de 28/07/16 até 30/06/17
  • ” um, de 18/08/16 até 30/06/17
  • ” dois, de 15/09/16 até 30/06/17
  • ” três, de 14/10/16 até 30/06/17
  • ” quatro, de 21/11/16 até 30/06/17
  • ” cinco, de 19/01/17 até 30/06/17
  • ” seis e sete, de 16/02/17 até 30/06/17
  • ” oito e nove, de 16/03/17 até 30/06/17

O número do seu NIS está presente na sua carteira de trabalho de forma destacada junto às informações do empregador, confira!

Valor do PASEP e Como Sacar?

Para efeito de cálculo o PASEP é exatamente igual ao PIS, ou seja, vinculado a 1% do salário mínimo! Nesse caso, em pleno ano de 2017, o trabalhador da rede pública terá descontado nove reais e trinta centavos para o seu PASEP.

E como o posso sacar?

É muito fácil sacar seu PASEP 2017, basta se dirigir a uma agência do Banco do Brasil mais próxima da sua residência (o saque não pode ser feito nos terminais eletrônicos) com o seu cartão do banco, documentos de identificação com fotos e sua carteira de trabalho.

Mas se a empresa for conveniada ao BB, o trabalhador pode acordar com o seu empregador o depósito do PASEP diretamente em sua conta corrente.

Considerações Finais

Os documentos de identificação, com foto, válidos para dar entrada no saque do PASEP são: identidade legível, carteira nacional de habilitação (CNH) e o título de reservista para os homens.

Caso você não tenha um cartão do Banco do Brasil, isso não é impedimento para sacar seu PASEP (é apenas um agente facilitador), basta não se esquecer de levar sua carteira de trabalho no momento da apresentação.

Por fim, se desejar consultar a tabela do PASEP para outros anos anteriores a 2017, principalmente para efeito de revisão do benefício, consulte o site do Ministério do Trabalho.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber mais sobre o PASEP 2017, como por exemplo o calendário, tabela, etc…?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
5 comments Add yours
  1. Trabalhei 10anos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro,como faço para receber o pasep. Já estou aposentado ha 3 anos.

  2. Olá alguém pode me ajudar por favor?
    Sou funcionária pública desde maio de 2016 Estive no banco do Brasil eles informam que não tem nenhuma informação de pasep para mim.
    Fui no ministério do trabalho a funcionária me informou que foi informado a Rais e que vou retirar na data do meu aniversário em janeiro de 2018 pela caixa o que não bate as informações pois eu recebia o pis na data do meu aniversario quando eu trabalhava em empresa privada. Hoje como funcionária pública deveria receber o pasep que é outro calendário certo??? Eu aguardo resposta!
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *